sexta-feira, 22 de junho de 2012

Transporte Marítimo

          O transporte marítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros.
        Com o desenvolvimento da industria automóvel e da aviação a importância do transporte marítimo decresceu, mas ainda assim é eficaz para curtas viagens ou passeios de lazer, Os navios já há muito que são utilizados para efeitos militares, tanto para formação, invasões, bombardeamentos, transporte de armamento e recursos.

·         VANTAGENS: Maior capacidade de carga;
                                      Carrega qualquer tipo de carga;
                                      Menor custo de transporte.
·         DESVANTAGENS:   Necessidade de transbordo nos portos;
                                             Distância dos centros de produção;
                                             Maior exigência de embalagens;
                                             Menor flexibilidade nos serviços aliado a frequentes congestionamentos nos portos.

 

TIPOS DE NAVIOS:

  • CARGUEIROS: São navios construídos para o transporte de carga geral, ou seja, carga acondicionada. Normalmente, seus porões são divididos horizontalmente, formando o que poderíamos chamar de prateleiras (conveses), onde diversos tipos de cargas podem ser estivados ou acomodados para o transporte. A fim de diferenciá-los dos navios destinados ao transporte de mercadorias específicas, são também chamados de navios convencionais.

  • PORTA-CONTAINER: São navios especializados, utilizados exclusivamente para transportar contêineres, dispondo de espaços celulares. Os contêineres são movimentados com equipamentos de bordo ou de terra. As unidades são transportadas tanto nas células como no convés.

  • ROLL-ON/ROLL-OFF (RO-RO): São navios especiais para o transporte de veículos, carretas ou trailers. Dispõe de rampas na proa, popa, e/ou lateral, por onde a carga sobre rodas se desloca para entrar ou sair da embarcação. Internamente possuem rampas e elevadores que interligam os diversos conveses.

  • MULTIPURPOSE: São navios projetados para linhas regulares, para transportarem cargas diversas como: neo-granéis (aços, tubos, etc.) e contêineres, embora também possam ser projetados para o transporte de granéis líquidos em adição a outras formas de acondicionamento como granéis sólidos e contêineres.

  • GRANELEIROS: São navios destinados apenas para o transporte de granéis sólidos. Seus porões, além de não possuierem divisões, tem cantos arredondados, o que facilita a estiva da carga. A maioria desses navios opera como "tramp", isto é, sem linhas regulares. Considerando que transportam mercadorias de baixo valor, devem ter baixo custo operacional. A sua velocidade é inferior a dos cargueiros.

 TIPOS DE CARGAS

  • CARGAS EM CONTÊINERES: Os contêineres surgiram para facilitar o transporte de carga.A introdução de contêineres para o transporte marítimo de cargas, surgiu a partir de 1920, e modificou a operação tanto das empresas de navegação quanto das áreas portuárias. A oferta de serviços de transporte marítimo de contêineres tornou-se progressivamente concentrada, devido à necessidade de vultosos gastos de capital grande em navios porta contêineres, e as empresas de navegação expandiram sua atuação do trecho marítimo do transporte para os trechos terrestres, oferecendo serviços logísticos porta-a-porta.Nos portos, a principal modificação foi a drástica redução da quantidade de mão-de-obra necessária para o manuseio de cargas nos contêineres, o qual pode ser descentralizado e realizado na origem das mercadorias, nas fábricas, ou por meio de serviços especializados, dentro ou fora das áreas dos portos. Como resultado, o tempo necessário para transportar as cargas dentro do porto e embarcá-las no navio foi reduzido.



  •  CARGA A GRANEL: É toda a carga homogênea, apresentando-se sob a forma de sólidos, líquidos e gases. Embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades. Tais como: petróleo, trigo, etc.

  • CARGA NEOGRANÉIS: São carregamentos formados por aglomerados homogêneos de mercadorias, cujo volume, possibilita o transporte em lotes e em um único embarque, podem ser: fardos de celulose, lingotes de alumínio, bobinas de papel, placas de aço, etc. Aplica-se também, ao carregamento de animais vivos, que são transportados em navios especiais.

  • CARGA GERAL SOLTA: Denomina-se carga geral aos volumes acondicionados em sacos, fardos, caixas, cartões, engradados, amarrados, tambores, etc., ou ainda volumes sem embalagens, como veículos, maquinários industriais ou blocos de pedra. Carga geral é portanto toda mercadoria de uma maneira geral embalada, mas que pode vir sem embalagem (solta), num determinado estágio industrial, e que necessita de arrumação para ser transportada num navio, refrigerado ou não.
 
FRETE MARÍTIMO

A tarifa do frete marítimo é composta basicamente dos seguintes itens:
  • FRETE BÁSICO: Valor cobrado segundo o peso ou o volume da mercadoria (cubagem), prevalecendo sempre o que propiciar maior receita ao armador;

  • AD-VALOREM: Percentual que incide sobre o valor FOB da mercadoria. Aplicado normalmente quando esse valor corresponder a mais de US$ 1000 por tonelada. Pode substituir o frete básico ou complementar seu valor;

  • SOBRETAXA DE COMBUSTÍVEL (BUNKER SURCHAGE): Percentual aplicado sobre o frete básico, destinado a cobrir custos com combustível;

  • TAXA PARA VOLUMES PESADOS (HEAVY LIFT CHARGE): Valor de moeda atribuído às cargas cujos volumes individuais, excessivamente pesados (normalmente acima de 1500 kg), exijam condições especiais para embarque/desembarque ou acomodação no navio;

  • TAXA PARA VOLUMES COM GRANDES DIMENSÕES (EXTRA LENGHT CHARGE): Aplicada geralmente a mercadorias com comprimento superior a 12 metros; 

  • SOBRETAXA DE CONGESTIONAMENTO (PORT CONGESTION SURCHAGE): Incide sobre o frete básico, para portos onde existe demora para atracação dos navios; 

  • FATOR DE AJUSTE CAMBIAL - CAF (CURRENCY ADJUSTMENT FACTOR): Utilizado para moedas que se desvalorizam sistematicamente em relação ao dólar norte-americano;

  • ADICIONAL DE PORTO: Taxa cobrada quando a mercadoria tem como origem ou destino algum porto secundário ou fora da rota.











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