segunda-feira, 25 de junho de 2012

Transporte Ferroviário

        O transporte ferroviário é a tranferência de pessoas ou bens, entre dois locais geograficamente separados, efetuada por um comboio, automora ou outro veículo semelhante. O comboio ou seu equivelente, circula numa via férrea composta por carris dispostos ao longo de um percurso determinado. Paralelamente, existe um sistema de sinalização e, por vezes, um sistema de eletrificação. A operação é realizada por uma empresa ferroviária, que se compromete a fazer o transporte entre as estações ferroviárias. A potência para o movimento é fornecida por um motor a vapor, diesel ou motor elétrico de transmissão. O transporte ferroviário é o mais seguro dos transportes terrestres.
         O transporte ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento econômico. É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energéticamente eficiente, embora careça de flexibilidade e exija uma contínua aplicação de capital. Está particularmente vocacionado para o transporte de cargas de baixo valor total, em grandes quantidades, entre uma origem e um destino, a grandes distâncias, tais como: minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas e fertilizantes, entre outros.
         O início do transporte ferroviário data do Século VI A.C. com o desenvolvimento do motor a vapor, foi possível iniciar uma expansão dos principais caminhos de ferro, que foram um componente muito importante durante a revolução industrial. Com o avanço da tecnologia, foram lançados comboios elétricos e os comboios a vapor foram substituidos por motores a diesel. Na década de 1960, surgiu o comboio de alta velocidade, tornando este tipo de transporte cada vez mais rápido e acessível.

  • VANTAGENS: Adequado para longas distâncias e grandes quantidades; Menor custo de seguro; menor custo de frete.
  • DESVANTAGENS: Necessidade de maior transbordo; menor flexibilidade no trajeto.

FRETE FERROVIÁRIO

         O transporte ferroviário não é tão ágil e não possui tantas vias de acesso quanto o rodoviário, porém é mais barato, propiciando menor frete, transporta quantidades maiores e não está sujeito a riscos de congestionamentos.
         O frete ferroviário é baseado em dois fatores: :: quilometragem percorrida: distância entre as estações de embarque e desembarque; :: peso da mercadoria.
        O frete ferroviário é calculado por meio da multiplicação da tarifa ferroviária pelo peso ou volume, utilizando-se aquele que proporcionar maior valor. O frete também pode ser calculado pela unidade de conteiner, independente do tipo de carga, peso ou valor da mercadoria.
         Não incidem taxas de armazenagem, manuseio ou qualquer outra. Podem ser cobradas taxa de estadia do vagão.

Cargas: Minérios, Grãos, Bobinas de aço

Transporte Dutoviário

        O transporte dutoviário é um modo de transporte que utiliza um sistema de dutos - tubos ou cilindros previamente preparados para determinado tipo de transporte, formando uma linha chamada de dutovia ou via composta por dutos onde se movimentam produtos de um ponto a outro.
        O transporte de cargas nesse modal ocorre no interior de uma linha de dutos ou tubos e o movimento dos produtos se dá por pressão ou arraste destes por meio de um elemento transportador.
        Os elementos que constituem uma dutovia são: os terminais, com os equipamentos de propulsão do produto, os tubos e as juntas de união destes.
        Esta modalidade de transporte vem se revelando como uma das formas mais econômicas de transporte para grandes volumes principalmente de petróleo e derivados, gás natural e álcool (etanol), especialmente quando comparados com os modais rodoviário e ferroviário.
        Por apresentar características impares, como alto nível de segurança, transportabilidade constante e baixo custo operacional, as dutovias possibilitam o transporte dos seguintes produtos:

  • PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS (OLEODUTOS): Esse tipo de carga pode ser transportado por oleodutos ou gasodutos.

  • NÃO DERIVADOS DO PETRÓLEO (POLIDUTOS OU ÁLCOOLDUTOS): Algumas cargas não derivadas do petróleo, como álcool, CO2 (Dióxido de Carbono) e CO3 (Trióxido de Carbono), também podem ser transportadas por óleodutos.

  • GÁS NATURAL (GASODUTOS): Esse gás é transportado pelos gasodutos e é bastante semelhante aos óleodutos, embora tenha suas particularidades, principalmente no sistema de propulsão de carga - compressores.

  • MINÉRIO, CIMENTO E CEREAIS (MINERODUTOS OU POLIDUTOS): O transporte destes materiais é feito por tubulações que possuem bombas especiais, capazes de impulsionar cargas sólidas ou em pó. Também se dá por meio de um fluido portador, como a água para o transporte do minério a médias e longas distâncias ou o ar para o transporte de cimento e cereais a curtas distâncias.

  • CARVÃO E RESÍDUOS SÓLIDOS (MINERODUTOS): Para o transporte deste tipo de carga utiliza-se o duto encapsulado que faz uso de uma cápsula para transportar a carga por meio da tubulação impulsionada por um fluido portador, água ou ar.

  • ÁGUAS SERVIDAS - ESGOTO (DUTOS DE ESGOTO): As águas servidas ou esgotos produzidos pelo homem devem ser conduzidos por canalizações próprias até um destino final adequado.

  • ÁGUA POTÁVEL (DUTOS DE ÁGUA): Após a água ser coletada em mananciais ou fontes, a mesma é conduzida por meio de tubulações até estações onde é tratada e depois distribuida para a população, também por meio de tubulações.
 As tubulações envolvidas na coleta e distribuição são denominadas adutoras.

VANTAGENS:
Por ser a dutovia a própria unidade de carregamento, não há necessidade de se usar embalagens de transporte
          Não existe o problema da viagem de retorno para equacionar, bem como o processo não sofre       influência do congestionamento ou dificuldades físicas a transpor, como por exemplo: longas zonas de áreas áridas ou congeladas.

          É um meio de transporte que demanda pouca mão de obra.

          Em geral a segurança nas dutovias é superior à de outros modais, sendo assim, indicada para o transporte de produtos perigosos, como etileno ou GLP.5.

          Baixo custo de operação.

          Independência em relação as condições de tempo na sua operação.

          Função de armazenagem em consequência do seu longo tempo total de transito.


          DESVANTAGENS:

          Necessidade de grande investimento em capital.

          Inflexibilidade quanto à rota de distribuição. Uma vez fixados os dutos, sua posição não é fácil de alterar. Por este motivo, é adequado a produtos que mantenham sua demanda restrita a pontos fixos.

          Não é adequado ao transporte de mercadorias que estejam sujeitas a mudanças de padrão de carregamento.

          Seu uso só pode ser estendido a certos grupos de mercadorias dentro de um mesmo duto. Embora seja técnicamente possível, separar um produto de outro, sem que eles se misturem durante o transporte, não é aconselhável usar um mesmo duto para carregar parafina e depois leite, por exemplo.


CLASSIFICAÇÃO DAS DUTOVIAS SOBRE PROCESSOS REVELANTES

         Como forma de melhorar o entendimento sobre as dutovias, busca-se fazer classficação sobre processos relevantes sobre ela. Percebe-se que quanto ao tipo de operação, esta dividida em transporte ou transferência; quanto à rigidez pode ser rígido ou flexíve; quanto à localização pode ser enterrado, flutuante, aéreo ou submarino; quanto à temperatura de operação pode ser normal ou aquecido; e quanto ao material de constituição se divide em aço e materiais não metálicos.
          Nas operações de transporte ou de transferência de produtos por dutovias pod ser realizado por um sistema forçado - o qual utiliza um elemento de força para movimentar produto dentro do duto, ou por um sistema por gravidade - que utiliza apenas a força da gravidade para movimentar o produto dentro do duto. O sistema por gravidade apresenta vantagens sobre o sistema forçado, uma vez que não precisa de força motriz mecânica o que faz com que não haja gasto com energia, porém possui como limitação a possibilidade de transportar apenas produtos fluidos poucos viscosos.
          O sistema de transporte de produtos se caracteriza por levar o produto por grandes distâncias e de forma que chegue ao ponto final. Já o sistema de transferência de produtos está caracterizado por movimentá-lo por pequenas distâncias, geralmente dentro da planta de uma indústria, refinaria.
          Os dutos rígidos são caracterizados por apresentarem pouca ou nenhuma flexibilidade, já os dutos flexíveis possuem a característica de realizar curvaturas, por essa razão são muito utilizados na exploração de petróleo offshore, tendo com a finalidade de interligar os poços de extração as plataformas ou navios. São de fácil lançamento e acomodamento no leito marinho.
            Os dutos terrestres podem ser subterrâneos, aparentes ou aéreos.            
         Dutos subterrâneos são enterrados de forma a serem mais protegidos contra intempéries e acidentes provocados por outros veículos e máquinas agrícolas, contra a curiosidade e vandalismo. Os dutos enterrados estão mais seguros em caso de rupturas ou vazamentos do material transportado devido à grande camada de terra que os envolve.
          Os dutos aparentes são visíveis no solo, o que normalmente acontece nas chegadas e saídas das estações de bombeio, nas estações de carregamento e descarregamento e nas estações de lançamento/recebimento de “PIG’s” - aparelhos/sensores utilizados na limpeza e detecção de imperfeições ou amassamentos na tubulação. Dependendo do terreno, se muito acidentado ou rochoso, a instalação de dutos subterrâneos torna-se difícil e até mesmo inviável economicamente. Sendo assim, a linha é fixada em estruturas que servirão de sustentação e amarração para a tubulação.
          Os dutos aéreos são aqueles colocados bem acima do solo, necessários para vencer grandes vales, cursos d’água, pântanos ou terrenos muito acidentados.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Transporte Rodoviário


          O transporte rodoviário é o transporte feito por estradas, rodovias, ruas e outras vias pavimentadas ou não, com a intenção de movimentar materiais, pessoas ou animais de um determinado ponto a outro. Representa a maior parte do transporte terrestre. Mais utilizado no país, 96% do movimento de passageiros e 60% do transporte rodoviário
          O transporte rodoviário em sua maioria é realizado por veículos automotores, como carros, ônibus e caminhão.
  • VANTAGENS:
Adequada para curtas e médias distâncias;
Simplicidade no atendimento das demandas e agilidade no acesso as cargas;
Menor manuseio e menor exigência de embalagens;
Ideal para viagens de curta e média distância 

  • DESVANTAGENS:
 Fretes mais altos em alguns casos;
Menor capacidade de carga entre todos os outros modais;
Menos competitivo para longas distâncias 

 CARGAS RODOVIÁRIAS

  • TRANSPORTE DE CARGA SECA:  Produtos não perecíveis e que podem ser transportados independente do clima;Ex.: madeira, ferragens, materiais para construção (exceto cimento e similares), equipamentos, encanamentos, etc; 


  • TRANSPORTE DE PALLETS E RACKS: São transportados em caminhões Sider;
    Geralmente os produtos transportados são acondicionados de forma unitizada, para facilitar sua movimentação, carregamento e descarregamento. 


 FRETE FERROVIÁRIO
               O transporte ferroviário não é tão ágil e não possui tantas vias de acesso quanto o rodoviário, porém é mais barato, propiciando menor frete, transporta quantidades maiores e não está sujeito a riscos de congestionamentos.
               O frete ferroviário é baseado em dois fatores:quilometragem percorrida: distância entre as estações de embarque e desembarque; :: peso da mercadoria.
          O frete ferroviário é calculado por meio da multiplicação da tarifa ferroviária pelo peso ou volume, utilizando-se aquele que proporcionar maior valor. O frete também pode ser calculado pela unidade de contêiner, independente do tipo de carga, peso ou valor da mercadoria.
              Não incidem taxas de armazenagem, manuseio ou qualquer outra. Podem ser cobradas taxa de estadia do vagão.




  • TRANSPORTE DE VEÍCULOS:  Geralmente acondicionado em carretas “cegonhas” ou guinchos.
    As carretas, em sua grande maioria, transportam veículos zero Km, enquanto que os guinchos transportam em sua grande maioria veículos usados.
    Quando existe necessidade de sigilo, utiliza-se caminhões sider. 
  •  TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS: Geralmente acondicionado em carretas “cegonhas” ou guinchos. As carretas, em sua grande maioria, transportam veículos zero Km, enquanto que os guinchos transportam em sua grande maioria veículos usados. Quando existe necessidade de sigilo, utiliza-se caminhões sider.

Transporte Aéreo

       O transporte aéreo é um modal ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes. É competitivo para produtos eletrônicos, como por exemplo, computadores, softwares, telefones celular, etc., e que precisam de um transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade a desvalorizações tecnológicas
       É mais adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais.

·                       Vantagens:
É o transporte mais rápido;
Não necessita de embalagem mais reforçada, porém necessita de manuseio mais cuidadoso;
Usado com eficácia no transporte de amostras;
Ideal para transportes de mercadorias com urgência na entrega.

·                     Desvantagens:
Menor capacidade de carga;
Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais;
Impossibilidade no transporte de carga a granel;
Existência de severas restrições quanto ao transporte de artigos perigosos.


TIPOS DE AERONAVES

  • ALL CARGO OU FULL CARGO: Uso exclusivo para transporte de carga, pois apresenta uma capacidade maior de transporte de mercadorias, utilizando o deck superior e inferior.


  • COMBI: Transporte misto. Utilizadas para transporte conjunto de passageiros e cargas, podendo ser tanto no andar superior, como no inferior.


  • FULL PAX: Avião de passageiros. O deck superior é utilizado exclusivamente para transporte de passageiros, e o inferior, destinado ao transporte de bagagem. Na eventual sobra de espaço é preenchido com carga.



TIPOS DE CARGAS

  • CARGAS PERECÍVEIS: Cargas perecíveis são aquelas que podem sofrer deterioração se expostas a mudanças de temperatura, umidade e condições ambientais desfavoráveis durante o transporte aéreo. Só pode ser realizado esse tipo de transporte desde que o material tenha o prazo validade de, no mínimo, 72 horas, atestado, na data de embarque, em papel timbrado da empresa. O prazo de validade para transporte deve ser declarado em todos os despachos, especialmente nos casos de vacinas, soros e materiais para testes. As embalagens devem ser adequadas à natureza da carga, não permitindo vazamento de líquido, abertura acidental, viscosidade, resíduos ou mau cheiro. Ex: Peixes frescos, Comestíveis em geral, flores, frutas e vacinas.

  •  CARGA VIVA: Carga viva é o transporte de animais por vias aéreas, sejam eles selvagens; eqüinos ou domésticos. O animal não deve estar sob efeito de tranqüilizantes. Caso esteja, este deverá estar acompanhado de laudo do veterinário informando o tipo e quantidade de droga utilizada, a data e hora da aplicação e o prazo de efeito do produto. Em caso de animais silvestres, é necessário permissão para o transporte fornecido pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Amparo ao Meio Ambiente), conforme ofício 011/2005 - NFRP/IBAMA/MT. Além da licença de transporte emitida pelo IBAMA, o material deve se fazer acompanhar da devida nota fiscal;
                  Cães e gatos acima de 04 meses, somente serão aceitos para o transporte, caso              possuam atestado de vacinação anti-rábica com validade máxima de um ano, não podendo esta ter sido aplicada em data inferior a 30 dias do embarque. Ainda, para Cães e Gatos, existe a cobrança de uma taxa especial referente ao manuseio deste tipo de carga e estes deverão estar acomodados em embalagens especiais respeitando os padrões definidos pela IATA (International Air Transport Association). 

  • CARGAS FRAGÉIS: Cargas Frágeis devem ser transportadas com cuidado para chegarem ao seu destino intacto. Exemplos de alguns tipos de cargas frágeis: vidros, cristais, louças, espelho, cerâmica, quadros, pinturas, gravuras, esculturas, óculos, armações, lentes, etc. A embalagem deste tipo de carga deverá assegurar a integridade do material a ser despachado. Portanto, as embalagens deverão ser de madeira, com proteção interna como serragem, divisórias, isopor, estopa, etc. 

  • CARGAS DE VALORES: São transportados por poucas empresas por causa de seu grande valor tornando inseguro por causa de roubos. São consideradas cargas valor, os seguintes itens: ouro ou metais contendo ouro, objetos feitos de ouro, platina ou metais contendo platina, tais como, irídio, ósmio, paládio, ródio ou rutênio, objetos feitos de platina, prata ou metais contendo prata. Como pedras preciosas: diamantes, rubis, esmeraldas, safiras e pérolas. Pedras semipreciosas como: ágata, água-marinha, ametista, berilo, granada, jacinto, jade, jaspe, ônix, opala, quartzo, topázio, turmalina, turquesa etc.; Joias ornadas com quaisquer das pedras acima mencionadas.

  • CARGAS CONTROLADAS: Exemplo: remédios, armas, vacinas etc (controladas pelo Governo). O Ministério do Exército denomina produtos controlados: armas, acessórios de armas, munições. Para o transporte de tais cargas em aeronaves civis, o cliente deverá solicitar a liberação junto ao Serviço Regional da Aviação Civil - SERAC - em cuja jurisdição estiver o aeroporto de embarque, através da GUIA DE TRÁFEGO devidamente autorizada e fornecida pelo Ministério do Exército. Após a liberação, o cliente deverá apresentar à Seção da Aviação Civil - SAC do aeroporto de embarque, 03 vias da Guia de Tráfego, destinadas ao Ministério da Aeronáutica. O Guia de tráfego deverá ser assinado pelo SERAC e SAC. Não é permitida a aceitação de armas com munição.

  •  CARGAS PERIGOSAS: São definidas como artigos ou substâncias com capacidade de transmitir risco à saúde, à segurança e/ou ao meio ambiente. Quando transportada, deverá ser classificada de acordo com os limites estabelecidos no manual Dangerous Goods Regulations (DGR). O Cliente deverá preencher um documento chamado SHIPPER DECLARATION para o transporte de artigos perigosos, informando sempre, um telefone de emergência para contato que esteja disponível 24 horas/dia, conforme norma JJ03 publicada no manual da IATA. Cada produto e/ou substância oferecidos para transporte deverão ser declarados pela sua denominação (Proper Shipper Name), informando, detalhadamente, todos os dados pertinentes à carga (nome do produto, classe, embalagem, quantidade, principalmente o nº. da UN). Este preenchimento deverá estar de acordo com os regulamentos da IATA. A ONU (Organização das Nações Unidas) regulamenta e padroniza as mercadorias perigosas em todos os modais na forma de seu transporte. A IATA (Internacional Air Transportation Association / Associação do Transporte Aéreo Internacional) é a entidade internacional responsável pela edição dos Manuais anualmente.

FRETE AÉREO

           A base de cálculo do frete aéreo é obtida por meio do peso ou do volume da mercadoria, sendo considerado aquele que proporcionar o maior valor. Para saber se devemos considerar o peso ou o volume, a IATA (International Air Transport Association) estabeleceu a seguinte relação:

           Relação IATA (peso/volume): 1 kg = 6000 cm³ ou 1 ton = 6 m³ 

          Por exemplo: no caso de um peso de 1 kg acondicionado em um volume maior que 6000 cm³, considera-se o volume como base de cálculo do frete, caso contrário, considera-se o peso. A IATA é uma entidade internacional que congrega grande parte das transportadoras aéreas do mundo, cujo objetivo é conhecer, estudar e procurar dar solução aos problemas técnicos, administrativos, econômicos ou políticos surgidos com o desenvolvimento do transporte aéreo.


         As tarifas, baseadas em rotas, tráfegos e custos, são estabelecidas no âmbito da IATA pelas empresas aéreas, para serem cobradas uniformemente, conforme as classificações seguintes: 

  •  Tarifa geral de carga (general cargo rates);
  •  Normal: aplicada aos transportes de até 45 kg; 
  • Tarifa de quantidade: para pesos superiores a 45 kg;
  • Tarifa classificada (class rates): percentual adicionado ou deduzido da tarifa geral,
  • Conforme o caso, quando do transporte de mercadorias específicas (produtos perigosos, restos mortais e urnas, animais vivos, jornais e periódicos e cargas de valor, assim consideradas aquelas acima de US$ 1000/kg), apurados no aeroporto de carga;
  • Tarifas específicas de carga (specific commodity rates): são tarifas reduzidas aplicáveis a determinas mercadorias, entre dois pontos determinados (transporte regular). Possuem peso mínimo;
  • Tarifas ULD (Unit Load Device): transporte de unidade domicílio a domicílio, aplicável a cargas unitizadas, em que o carregamento e o descarregamento das unidades ficam por conta de remetente e destinatário (prevista a cobrança de multa por atraso por dia ou fração até que a unitização esteja concluída);
  • Tarifa mínima: representa o valor mínimo a ser pago pelo embarcador. Não é classificada pela IATA.











Transporte Marítimo

          O transporte marítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros.
        Com o desenvolvimento da industria automóvel e da aviação a importância do transporte marítimo decresceu, mas ainda assim é eficaz para curtas viagens ou passeios de lazer, Os navios já há muito que são utilizados para efeitos militares, tanto para formação, invasões, bombardeamentos, transporte de armamento e recursos.

·         VANTAGENS: Maior capacidade de carga;
                                      Carrega qualquer tipo de carga;
                                      Menor custo de transporte.
·         DESVANTAGENS:   Necessidade de transbordo nos portos;
                                             Distância dos centros de produção;
                                             Maior exigência de embalagens;
                                             Menor flexibilidade nos serviços aliado a frequentes congestionamentos nos portos.

 

TIPOS DE NAVIOS:

  • CARGUEIROS: São navios construídos para o transporte de carga geral, ou seja, carga acondicionada. Normalmente, seus porões são divididos horizontalmente, formando o que poderíamos chamar de prateleiras (conveses), onde diversos tipos de cargas podem ser estivados ou acomodados para o transporte. A fim de diferenciá-los dos navios destinados ao transporte de mercadorias específicas, são também chamados de navios convencionais.

  • PORTA-CONTAINER: São navios especializados, utilizados exclusivamente para transportar contêineres, dispondo de espaços celulares. Os contêineres são movimentados com equipamentos de bordo ou de terra. As unidades são transportadas tanto nas células como no convés.

  • ROLL-ON/ROLL-OFF (RO-RO): São navios especiais para o transporte de veículos, carretas ou trailers. Dispõe de rampas na proa, popa, e/ou lateral, por onde a carga sobre rodas se desloca para entrar ou sair da embarcação. Internamente possuem rampas e elevadores que interligam os diversos conveses.

  • MULTIPURPOSE: São navios projetados para linhas regulares, para transportarem cargas diversas como: neo-granéis (aços, tubos, etc.) e contêineres, embora também possam ser projetados para o transporte de granéis líquidos em adição a outras formas de acondicionamento como granéis sólidos e contêineres.

  • GRANELEIROS: São navios destinados apenas para o transporte de granéis sólidos. Seus porões, além de não possuierem divisões, tem cantos arredondados, o que facilita a estiva da carga. A maioria desses navios opera como "tramp", isto é, sem linhas regulares. Considerando que transportam mercadorias de baixo valor, devem ter baixo custo operacional. A sua velocidade é inferior a dos cargueiros.

 TIPOS DE CARGAS

  • CARGAS EM CONTÊINERES: Os contêineres surgiram para facilitar o transporte de carga.A introdução de contêineres para o transporte marítimo de cargas, surgiu a partir de 1920, e modificou a operação tanto das empresas de navegação quanto das áreas portuárias. A oferta de serviços de transporte marítimo de contêineres tornou-se progressivamente concentrada, devido à necessidade de vultosos gastos de capital grande em navios porta contêineres, e as empresas de navegação expandiram sua atuação do trecho marítimo do transporte para os trechos terrestres, oferecendo serviços logísticos porta-a-porta.Nos portos, a principal modificação foi a drástica redução da quantidade de mão-de-obra necessária para o manuseio de cargas nos contêineres, o qual pode ser descentralizado e realizado na origem das mercadorias, nas fábricas, ou por meio de serviços especializados, dentro ou fora das áreas dos portos. Como resultado, o tempo necessário para transportar as cargas dentro do porto e embarcá-las no navio foi reduzido.



  •  CARGA A GRANEL: É toda a carga homogênea, apresentando-se sob a forma de sólidos, líquidos e gases. Embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades. Tais como: petróleo, trigo, etc.

  • CARGA NEOGRANÉIS: São carregamentos formados por aglomerados homogêneos de mercadorias, cujo volume, possibilita o transporte em lotes e em um único embarque, podem ser: fardos de celulose, lingotes de alumínio, bobinas de papel, placas de aço, etc. Aplica-se também, ao carregamento de animais vivos, que são transportados em navios especiais.

  • CARGA GERAL SOLTA: Denomina-se carga geral aos volumes acondicionados em sacos, fardos, caixas, cartões, engradados, amarrados, tambores, etc., ou ainda volumes sem embalagens, como veículos, maquinários industriais ou blocos de pedra. Carga geral é portanto toda mercadoria de uma maneira geral embalada, mas que pode vir sem embalagem (solta), num determinado estágio industrial, e que necessita de arrumação para ser transportada num navio, refrigerado ou não.
 
FRETE MARÍTIMO

A tarifa do frete marítimo é composta basicamente dos seguintes itens:
  • FRETE BÁSICO: Valor cobrado segundo o peso ou o volume da mercadoria (cubagem), prevalecendo sempre o que propiciar maior receita ao armador;

  • AD-VALOREM: Percentual que incide sobre o valor FOB da mercadoria. Aplicado normalmente quando esse valor corresponder a mais de US$ 1000 por tonelada. Pode substituir o frete básico ou complementar seu valor;

  • SOBRETAXA DE COMBUSTÍVEL (BUNKER SURCHAGE): Percentual aplicado sobre o frete básico, destinado a cobrir custos com combustível;

  • TAXA PARA VOLUMES PESADOS (HEAVY LIFT CHARGE): Valor de moeda atribuído às cargas cujos volumes individuais, excessivamente pesados (normalmente acima de 1500 kg), exijam condições especiais para embarque/desembarque ou acomodação no navio;

  • TAXA PARA VOLUMES COM GRANDES DIMENSÕES (EXTRA LENGHT CHARGE): Aplicada geralmente a mercadorias com comprimento superior a 12 metros; 

  • SOBRETAXA DE CONGESTIONAMENTO (PORT CONGESTION SURCHAGE): Incide sobre o frete básico, para portos onde existe demora para atracação dos navios; 

  • FATOR DE AJUSTE CAMBIAL - CAF (CURRENCY ADJUSTMENT FACTOR): Utilizado para moedas que se desvalorizam sistematicamente em relação ao dólar norte-americano;

  • ADICIONAL DE PORTO: Taxa cobrada quando a mercadoria tem como origem ou destino algum porto secundário ou fora da rota.