segunda-feira, 25 de junho de 2012

Transporte Ferroviário

        O transporte ferroviário é a tranferência de pessoas ou bens, entre dois locais geograficamente separados, efetuada por um comboio, automora ou outro veículo semelhante. O comboio ou seu equivelente, circula numa via férrea composta por carris dispostos ao longo de um percurso determinado. Paralelamente, existe um sistema de sinalização e, por vezes, um sistema de eletrificação. A operação é realizada por uma empresa ferroviária, que se compromete a fazer o transporte entre as estações ferroviárias. A potência para o movimento é fornecida por um motor a vapor, diesel ou motor elétrico de transmissão. O transporte ferroviário é o mais seguro dos transportes terrestres.
         O transporte ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento econômico. É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energéticamente eficiente, embora careça de flexibilidade e exija uma contínua aplicação de capital. Está particularmente vocacionado para o transporte de cargas de baixo valor total, em grandes quantidades, entre uma origem e um destino, a grandes distâncias, tais como: minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas e fertilizantes, entre outros.
         O início do transporte ferroviário data do Século VI A.C. com o desenvolvimento do motor a vapor, foi possível iniciar uma expansão dos principais caminhos de ferro, que foram um componente muito importante durante a revolução industrial. Com o avanço da tecnologia, foram lançados comboios elétricos e os comboios a vapor foram substituidos por motores a diesel. Na década de 1960, surgiu o comboio de alta velocidade, tornando este tipo de transporte cada vez mais rápido e acessível.

  • VANTAGENS: Adequado para longas distâncias e grandes quantidades; Menor custo de seguro; menor custo de frete.
  • DESVANTAGENS: Necessidade de maior transbordo; menor flexibilidade no trajeto.

FRETE FERROVIÁRIO

         O transporte ferroviário não é tão ágil e não possui tantas vias de acesso quanto o rodoviário, porém é mais barato, propiciando menor frete, transporta quantidades maiores e não está sujeito a riscos de congestionamentos.
         O frete ferroviário é baseado em dois fatores: :: quilometragem percorrida: distância entre as estações de embarque e desembarque; :: peso da mercadoria.
        O frete ferroviário é calculado por meio da multiplicação da tarifa ferroviária pelo peso ou volume, utilizando-se aquele que proporcionar maior valor. O frete também pode ser calculado pela unidade de conteiner, independente do tipo de carga, peso ou valor da mercadoria.
         Não incidem taxas de armazenagem, manuseio ou qualquer outra. Podem ser cobradas taxa de estadia do vagão.

Cargas: Minérios, Grãos, Bobinas de aço

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